Rússia está disposta a apoiar Moçambique na área da segurança

Rússia está disposta a apoiar Moçambique na área da segurança

A Rússia está disposta a apoiar Moçambique na área da segurança, anunciou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Mikhail Bogdanov, à saída de um encontro com o primeiro-ministro moçambicano na terça-feira, anunciaram hoje os órgãos estatais.

 

“Temos uma prática de cooperação com diferentes países na esfera da segurança”, nomeadamente ao nível da “troca de informações que pode prevenir ataques, capacitação militar dos quadros do Ministério da Defesa e Ministério do Interior”, disse o diplomata russo, citado pela Rádio Moçambique.

Bogdanov, que é igualmente representante especial do Presidente russo para África e Médio Oriente, classificou como séria a situação em Cabo Delgado.

 

Mercenários russos do grupo Wagner terão sido contratados em 2019 pelo Governo moçambicano para apoiar as forças armadas a combater a insurgência armada em Cabo Delgado, de acordo com diversos relatórios e fontes.

 

O Governo moçambicano nunca confirmou nem desmentiu a contratação de forças de segurança privadas, justificando-se no parlamento com o “caráter sensível” do tema.

 

Bogdanov defendeu a importância de países africanos como Moçambique lançarem iniciativas próprias em fóruns internacionais, especialmente ao nível das Nações Unidas, sobre as suas “necessidades reais” para o combate ao terrorismo.

 

O diplomata foi ainda recebido em Maputo pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.

 

“Estão a decorrer preparativos para a segunda cimeira África-Rússia, que terá lugar em 2022, e ficaríamos agradecidos se Moçambique fosse representado ao mais alto nível possível”, concluiu.(Lusa)

Mais  Destaques

error: Conteudo protegido!!
Scroll to top
Skip to content