Samora Machel Júnior avança como candidato do PODEMOS?

Fontes do Dossiers & Factos, dão conta que a qualquer momento Samora Machel Júnior, mais conhecido por Samito, poderá ser apresentado publicamente como candidato do recém criado partido PODEMOS, maioritariamente composto por dissidentes do partido no poder.

A garantia foi dada ao Dossiers & Factos por pessoas próximas de Samito, cujo nome vem sendo associado ao PODEMOS por razões históricas, uma vez que aquele partido foi criado por membros da AJUDEM, organização da sociedade civil que suportou a sua frustrada intenção de candidatar-se às eleições autarquicas de 2018.

Em nenhum momento Samora Machel Júnior apareceu em público a confirmar ou admitir estas alegação, mas fala-se de alguns elementos do PODEMOS terem sido enviados à Zâmbia esta semana para fazerem apresentação do movimento junto de um partido histórico daquele país que tanto apoiou a Frelimo nos tempos de Samora Machel.

Um volte face à propalada unidade na Frelimo

Ao que apuramos, depois de ter saido do Comité Central, de Maio último, aparentemente satisfeito pelo facto de o partido ter aberto espaço para que o seu caso fosse discutido durante as sessões, Samito terá sido alertado sobre um suposto plano maquiavélico para expulça-lo do partido depois da Frelimo garantir a vitória nas eleições de Outubro próximo.

É que, apesar do seu caso ter sido debatido, a decisão foi adiada para o próximo Comité Central que realizar-se-á no próximo ano, altura em que Nyusi teria os seus poderes reforçados.

Recorde-se que, há alguns anos, Marcelino dos Santos terá dito que uma oposição séria à Frelimo iria nascer das suas próprias hostes.

Se a candidatura de Samito confirmar-se, será um grande volte face na propalada união e coesão que o partido Frelimo fez transparecer logo depois do fim da última sessão ordinária do Comité Central, havido em princípios de Maio último.

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content