Zé Augusto: dos grandes palcos do futebol à rua da amargura

Hoje está desempregado e vive na base do apoio familiar

“Não aconselho os meus filhos a apostar no futebol”

“Até hoje ainda não nos deram os terrenos que prometeram”

O antigo jogador do Costa do Sol e “ex-cliente” assíduo dos Mambas Zé Augusto, depois de “pendurar as chuteiras”, apostou pela carreira de treinador, mas não deu para ganhar o suficiente ao nível do prestígio e contributo que prestou ao futebol nacional. Em entrevista exclusiva ao Dossiers & Factos, disse que está desempregado e vive na base do apoio familiar. O ex-defesa central conta que em nenhum momento aconselharia os seus filhos a apostar na carreira de jogador de futebol, pela forma como os jogadores terminam a vida futebolística e pela falta de respeito dos dirigentes desportivos.

Texto: Arão Nualane

Foto de destaque: Albano Uahome

Visivelmente abatido e longe de lembrar aquela velha glória dos Mambas, encontrámos Zé Augusto na zona onde vive, na baixa da cidade de Maputo, e rapidamente concertamos sobre onde é que se sentia melhor para desfiar as suas memórias como jogador.

O ex-defesa central, que deu muitas alegrias aos amantes do “desporto rei” pelo Costa do Sol, disse que podíamos conversar em qualquer lugar, pelo que de imediato descobrimos uma casa de pasto bem perto do prédio onde tem a sua flat.

Zé Augusto e colegas com quem partilhou balneário na selecção

No seu estilo característico, “sem papas na língua”, Zé Augusto disse ao Dossiers & Factos que é muito difícil aqui em Moçambique viver de futebol, porque, no seu entender, não existem políticas desportivas e “não se respeita o jogador, este que é visto como um marginal”. Lembra que aquando da qualificação para o CAN de 1996, o Governo prometeu terrenos à toda equipa dos Mambas, mas até hoje não receberam nem sequer um metro quadrado.

Leia a entrevista completa na edição imprensa do Dossiers & Factos, ou través do link: https://stpc.co.mz/ed-349-dossiers-factos-digital/

Mais  Destaques

Scroll to top
Skip to content